domingo, 6 de março de 2016

Mitos e verdades da menstruação: tire suas dúvidas

O período menstrual pode ser um eterno mistério para os homens. Mas não precisa ser um total desconhecido para eles e para as mulheres, em alguns aspectos. 

Selecionamos algumas dúvidas que surgem frequentemente nos consultórios de ginecologia. Confira:

Você deve ir ao médico quando sua menstruação começar

A menos que exista um problema, como dor ou hemorragia grave, é provável que você não precise ir a um ginecologista apenas porque teve sua primeira menstruação. Normalmente, as mulheres devem começar essas visitas ao médico quando se tornam sexualmente ativas ou quando fizer 18 anos, o que ocorrer primeiro.

Sua menstruação deve durar exatamente uma semana


A menstruação de cada mulher é diferente. É perfeitamente natural que uma menstruação dure de três a sete dias. Sua menstruação pode ser irregular, especialmente quando começa na primeira vez. Se após o primeiro ano de menstruação for normal que dure mais ou menos de uma semana, você pode conversar com o seu médico a respeito.



Virgens não podem usar absorventes internos

O mito é que as mulheres que ainda não fizeram sexo vão achar doloroso usar absorventes internos. Não é verdade, embora os níveis de conforto dependam de cada pessoa. Por exemplo, algumas meninas preferem usar absorventes internos com aplicadores plásticos porque deslizam facilmente. Outra preocupação é que os absorventes internos podem de alguma forma 'tirar sua virgindade. ' Isso também não é verdade. A única forma de perder sua virgindade é fazendo sexo. Algumas mães preferem que suas filhas esperem para usar absorventes internos, então se isso se aplica a você, certifique-se de conversar com sua mãe antes de usá-los. 

Você não deve nadar durante sua menstruação


Absorventes não funcionam na água. Portanto, se você estiver planejando nadar durante sua menstruação, use um absorvente interno. Com um absorvente interno, você pode ir nadar (e é bastante improvável que o cordão apareça, então é desnecessário usar shorts por cima de sua roupa de banho). Mas se os absorventes internos não fazem seu estilo, você pode usar um absorvente por baixo de sua roupa de banho se continuar tomando sol e ficar fora da água.

Mulheres que convivem costumam menstruar na mesma época


VERDADE. "A menstruação é uma variação hormonal e hormônios podem ser alterados a partir de fatores externos. A ansiedade, o estresse, a rotina, a alimentação, tudo isso pode influenciar. E se mulheres convivem em um ambiente com as mesmas condições, costuma influenciar o ciclo de todas, igualmente", explica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.

Domingos Mantelli, também ginecologista e obstetra, complementa. "Os hormônios acabam se regulando e entrando todos no mesmo ciclo. O mesmo acontece no reino animal, inclusive", conta.

Andar descalça piora a cólica

MITO. "Essa crença surgiu da ideia de que o chão frio poderia influenciar na cólica, mas isso não faz sentido. A cólica é uma contração no útero. Pisar no chão ou ficar no frio, somente, não aumentam essa contração. O que acontece é que as pessoas podem ficar mais sensíveis à dor", explica Erica Mantelli. 



O período menstrual favorece o aparecimento de acne

VERDADE. "As mudanças hormonais fazem com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção e assim, consequentemente, a acne", esclarece Domingos. "Mas também pode ser causada pela alimentação. Depende de como a mulher se comporta no período pré menstrual, também", acrescenta Érica.

A mulher engorda no período menstrual

MITO. "A mulher pode inchar, mas engordar, não", esclarece Domingos. "O período pré menstrual pode causar um inchaço na região abnominal, por conta das alterações hormonais (as alterações do estrógeno e da progesterona, especialmente)", acrescenta.

Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso

VERDADE. Pode acontecer com algumas mulheres, sim. "Aumenta a irrigação de sangue na região pélvica. Com isso, a mulher tem mais facilidade para se lubrificar e mais sensibilidade para atingir o orgasmo", explica Erica. 


Suspender a menstruação faz mal à saúde


MITO. A mulher não corre risco de saúde ao suspender a menstruação. A menstruação ocorre quando o óvulo não é fertilizado. Ele se desintegra e acontece uma descamação interna do útero – o endométrio. Mas a médica alerta: "Sangrar todo mês é um sinal que o organismo da mulher está funcionando adequadamente. E quando não há menstruação pode indicar problemas nas glândulas tireóide e supra-renal", diz. Ou seja, se você não menstrua, fica difícil identificar esses dois problemas.

Transar menstruada aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis


VERDADE. "Mas isso, veja bem, se o casal tiver relação sexual sem proteção, o que não deve acontecer, em hipótese alguma. Com a mulher menstruada ou não. Aumenta, porque o sangue é um meio de cultura, ou seja, contém todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos, como bactérias, fungos, vírus", explica Érica.

'TPM' não existe. É tudo psicológico.


MITO. Talvez você já tenha ouvido essa frase. Ou como verdade absoluta para algumas pessoas, ou como piadinha do namorado. Mas, Domingos afirma: "Existe, sim, porque a alteração hormonal no período que precede a menstruação mexe com todo o organismo", diz. "É uma doença que contém mais de 200 sintomas associados. A TPM pode ocorrer em mais de 50% das mulheres, devido às oscilações hormonais, mas também depende da sensibilidade de cada uma", explica Erica. "E a TPM começa até 10 dias antes da menstruação e finda quando ela chega. Os sintomas não podem ser associados a ela o mês inteiro!", acrescenta. 


Nada de exercícios, você deve sempre descansar durante a menstruação.


MITO. Se você tiver vontade de fazer exercícios, não há motivo por que não fazer. Isso é de fato uma excelente maneira de controlar a TPM e a cólica porque aumenta o suprimento de oxigênio para os músculo.

Tomar banho ou lavar seus cabelos durante um período aumentará seu fluxo


MITO. Este é bem antigo e não é verdade. Você pode se limpar e refrescar à vontade sem 'ligar a torneira. ''

Fonte: Always Brasil / gnt


.

.