sábado, 5 de março de 2016

6 dicas para diminuir as cólicas menstruais

Para diminuir as cólicas menstruais, que causam dor que pode ser intensa, desconforto e mal-estar na mulher, boas dicas incluem colocar compressas de água morna no abdômen ou eliminar a cafeína da alimentação, por exemplo.

No entanto, caso as cólicas sejam muito dolorosas e frequentes, recomenda-se consultar um ginecologista para prescrever remédios como a pílula anticoncepcional, Nimesulide ou Atroveran para reduzir as cólicas menstruais.

As 6 dicas para diminuir as cólicas menstruais incluem:


1. Colocar compressas de água morna no abdômen

As compressas de água morna ajudam a diminuir as cólicas menstruais porque a temperatura quente aumenta o fluxo de sangue e relaxa os músculos da região pélvica, diminuindo as dores. Pode-se colocar as compressas de água morna no abdômen ou na par inferior das costas.


2. Fazer exercícios que ajudam a diminuir as cólicas menstruais

Alguns exercícios que podem ajudar a diminuir as cólicas menstruais podem ser:

  • Exercício 1: deitar de barriga para cima e levar os joelhos ao peito, segurando as pernas com as mãos;
  • Exercício 2: deitada de barriga para cima, juntar os pés e puxá-los o mais próximo dos glúteos, abrindo as pernas para fora.

3. Comer 50 g de sementes de abóbora por dia

As sementes de abóbora são ricas em magnésio, que ajuda a diminuir a contração muscular e a dor das cólicas menstruais. Desta forma, é recomendado comer 50 g de sementes de abóbora por dia 10 dias antes da menstruação.

4. Não ingerir cafeína nem álcool

O álcool e a cafeína presente no café, chás, colas e chocolates, por exemplo, agravam a cólica menstrual. Por isso, é importante retirar da alimentação estes alimentos.

5. Evitar comer doces e salgados

Os doces e os salgados causam inchaço e retenção de líquido, aumentando o aparecimento de cólicas menstruais. Por esta razão, é importante ter uma dieta equilibrada, procurando evitar o excesso de doces e salgados e comendo mais legumes e verduras, frutas, frango e peixe, com pequenas refeições e intervalos entre elas.

6. Praticar exercício físico regularmente

O exercício físico libera endorfinas, que agem como um analgésico natural e que melhoram o humor. Por isso, praticar exercício físico regularmente como caminhadas, natação, yoga ou ciclismo, por exemplo, pode ajudar a prevenir ou reduzir as cólicas menstruais.

fonte: tuasaude.com

.

.