O Maracujá é um fruto altamente nutritivo e contém ampla gama de vitaminas, minerais e antioxidantes. tais como Vitamina A, Vitamina C, Riboflavina, Niacina, Ferro, Magnésio, Fósforo,Potássio, de cobre, fibra e proteína. Os porcentuais das vitaminas e minerais presente noMaracujá são chocante. Além disos, O Maracujá é um ótimo complemento para a dieta que pode resultar em uma série de benefícios para saúde. Então, Confira os 11 benefícios do maracujá para saúde.
Maracujá fortalece o Sistema Imunológico: O Maracujá é uma boa fonte em vitamina C, fornecendo cerca de 30 mg por 100g do seu consumo. Vitamina C (ácido ascórbico) é um poderoso antioxidade. Além disso, O consumo do Maracujá ajuda no fortalecimento do corpo, contra agentes infecciosos e radicais livres (principais responsáveis por diversos tipos de câncer).
Benefícios do Maracujá na Prevenção do Câncer: Além de fortalece o sistema imunológico, oMaracujá também é uma poderosa fonte de atividade anti-cancerígena no corpo. Pois, Antioxidantes presente no Maracujá ajuda a eliminar os radicais livres, que são conhecidos por mutação do ADN de células saudáveis em cancerosas, ou seja, eles “os radicais livres” transformam células boa em câncer. Além disso, o Maracujá também contém vitamina A, vários flavonóides e compostos fenólicos, os quais têm sido associados a propriedades anti-câncer, ajudando principalmente na prevenção dos câncer da boca e pulmão.
Benefícios do Maracujá para Insônia: O Maracujá possui um composto chamado Harman, ele funciona como um sedativo. Estudos realizados mostraram que este composto tem sido ligado a uma redução da insônia, agitação e ansiedade nervosa que são os principais motivos de uma noite ruim de sono. Assim, em vez de um copo de leite quente, da próxima vez tentar um corpo de suco de Maracujá .
Benefícios do Maracujá para Digestão: Todo alimento rico em fibras auxilia na digestão, por facilitar a passagem do bolo alimentar pelo intestino grosso, otimizando o trânsito intestinal. Além disso, elas são fermentadas nos intestinos, processo que estimula a microbiota (antes conhecida como flora intestinal), bactérias do bem que ajudam na nossa digestão. Por fim, a presença de vitamina B3 nesse alimento ajuda a proteger as paredes do estômago, ajudando também nesse processo.
Benefícios do Maracujá Para Pressão Arterial: O Maracujá possui um alto teor de potássio, com quase nenhum sódio, sendo uma fruta altamente eficaz na proteção da pressão alta. Além disso, Níveis de sódio elevados estão associados a um aumento da pressão arterial e, consequentemente, resultando em ataque cardíaco ou derrame. Porém, O sódio é necessário em quantidades muito limitadas em nosso corpo, mas a maior parte dela é derivado de nossa dieta contendo sal habitual. Entretanto, o Maracujá possuir boa quantidade de potássio, ele ajuda a regula o equilíbrio de eletrólitos e controla a função do músculo do nosso corpo, incluindo os músculos do coração.
Benefícios do Maracujá Para Asma: O Maracujá é altamente nutritivo e uma excelente fruta para a saúde, além de ser extremamente benéfica na diminuição da asma e seus sintomas. A vitamina C presente no suco ajuda na prevenção de histaminas.
Benefícios do Maracujá Para Rins: O Suco de Maracujá é uma rica fonte de minerais, principalmente potássio. Ele contribui para o bom funcionamento dos rins e também é essencial para a contração dos músculos.
Benefícios do Maracujá Para saúde dos olhos: O beta-caroteno é responsável no desenvolvimento normal dos ossos e dos dentes e na reparação dos tecidos do corpo. É também benéfico para a saúde dos olhos. Além disso, O risco de doença de Parkinson, artrite, depressão e infertilidade é muito reduzida atrávez de seu consumo regular.
Outros Benefícios do Maracujá Para Saúde
- O Maracujá é um ótimo calmante natural para o organismo humano.
- A casca é bastante rica em fibras que ajudam na digestão, emagrecem e ainda previnem e controlam a diabete.
- O Maracujá é um poderoso antioxidante que age contra o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora o funcionamento do organismo.
fonte: saudedica.com
Leia Também: Pedras nas amígdalas, o que fazer ?